[tocado por eles]


Amor de criança!

Alguém disse “Amo torta de Morangos”


Minha pequena flor – minha sobrinha de quase quatro anos - perguntou-me então!
- Tio o que é amor?


Tentei explicar de maneira simples...


Quando se experimenta algo muito gostoso que nunca havia provado, é como se você estivesse sozinha com você mesma, seus olhos não vem nada..sua boca se enche de uma vontade gostosa de mais um pouco daquilo, e o cheiro que você experimenta fica marcado para sempre em sua cabeça!
Você só pensa em querer mais e mais!


- Mas e se acabar pra sempre tio?


Veja bem... Acabar não acaba, você pode e vai sentir saudades, vai continuar sua procura pra sempre e mesmo que você não encontre nada igual, ainda assim  irão aparecer coisas novas e gostosas e você vai poder dizer que ama isso ou ama aquilo, por muitas e muitas vezes ainda.


- Mas e se eu num quiser outra coisa?


Ai você vai ficar ansiosa o tempo todo querendo encontrar o que experimentou; Vai procurar uma vez, duas vezes, e  de novo e  a cada dia que passar seu desejo também vai aumentar...melhor mesmo é esquecer, se apegar a outra coisa.


...mas tiu... – risinho encabulado – Você mordeu sua mamãe?


Surpresos  - eu e minha outra irmã presente - e disfarçando os risos eu respondi.
Não, nunca mordi minha mamãe, por quê?


- Eu também não mordi a minha, mas eu “Amo a minha mamãe”


Antes que tenta-se formular didaticamente uma explicação ela se adiantou...


- tio você falou que agente tem de experimentar pra gostar...


Sim eu me referia a torta de morangos que sua mamãe comprou. Mas veja bem, vamos ver se você me entende.
Quem comprou a torta de morangos pra você?


-A mamãe, na padaria.


Certo e você vai se lembrar disso para sempre não vai?


- Fez que sim com cabeça –


Então de todo amor que você sentiu quando apreciou o sabor da torta , parte dele você transferiu  pra sua mamãe querida, que sempre faz ou compra  coisas gostosas pra você comer; mas não só coisas gostosas pra comer. Ela te dá atenção, ela ensina você a brincar, ela te da banho – não que isso seja legal –  ela dorme com você, te leva pra lugares maravilhosos, te explica muita coisa e aprende muito com você também.
Assim mesmo não sentindo o sabor da sua mamãe, você sempre vai se lembrar dela, ela vai ter sempre um gostinho de mamadeira quentinha, e do docinho vermelhinho da torta de morangos, vai ter o cheiro verde de passeio no parque e xampu de neném; você sempre vai lembrar do calor  dela quando se deita com você na sua caminha, e vai se acostumar com a mão dela  te fazendo carinho enquanto você cochila.
Isso também é amor!


- mas eu não quero esquecer minha mamãe, e nem quero trocar ela por outra mamãe!


Claro que não!  Você não precisa esquecer a mamãe e nem trocar de mamãe, o amor que agente sente por outra pessoa é diferente do amor que sentimos por outras coisas. O amor da torta é sobre o sabor gostoso e docinho que agente num esquece. Mas o amor da mamãe agente vai sentir pelo resto da vida! Entendeu?


-... Tendi... -


Então veio aquela pergunta encorujadamente  tola que agente sempre faz para crianças.


E quem você ama mais a titia ou do titio?


- me olhando de Baixo pra cima com olhos distantes e arregalados – num gesto rápido indicando e escondendo a mão ela respondeu.


Me da mais torta?